terça-feira, 7 de junho de 2011

Cronicamente Inviável

Lançamento: 2000 (Brasil)

Direção: Sérgio Bianchi

Elenco: Cecil Thiré, Betty Gofman, Dan Stulbach, Daniel Dantas

Formato: Avi Tamanho: 693 Mb

Sinopse: As relações entre frequentadores, proprietários e empregados de um prestigiado restaurante de São Paulo são as pedras de toque para descortinar uma ácida visão da crise brasileira. Entram em foco as mais surpreendentes situações de aproximação e conflito entre diferentes raças e classes sociais, de várias regiões do país, revelando, sem qualquer concessão, a impossibilidade de uma cultura nacional homogênea.

Alfredo viaja pelo Brasil realizando pesquisas para escrever seu novo livro. Vive e tenta compreender os problemas de dominação e opressão social. Adam, descendente de poloneses, sofre com a discriminação de outros imigrantes europeus em sua cidade no Paraná. As histórias de um e outro convergem para o restaurante em São Paulo, onde Adam vai trabalhar como garçom e Alfredo encontrar os amigos: Luís, Maria Alice, Carlos e Amanda. Maria Alice e Carlos são um casal de família tradicional do Rio de Janeiro. Ela tem uma postura idealista diante dos problemas sociais. Carlos é um economista que acredita no pragmatismo e na racionalidade do capitalismo. Amanda, de origem pantaneira e passado nebuloso, é gerente do restaurante. Luís, o proprietário, é um homem de meia idade, refinado, com a distinção das boas maneiras, ao mesmo tempo irônico e pungente. Acredita na civilidade como forma de defesa ante a violência social.

Adam introduz a subversão na ordem do restaurante. Destaca-se dos demais empregados tanto pelo aspecto físico, quanto por sua insubordinação e virulência. Sua presença expõe a fragilidade dos acordos sociais e a desestabilização atinge a todos, incluíndo Luís e Amanda. Numa noite em que o restaurante é assaltado, Luís é seviciado. Adam intervém e leva um tiro. Alfredo prossegue sua viagem. Na Amazônia, defronta-se com o garimpo predatório e as imensas queimadas. Na selva, sofre um ferimento na perna. Maria Alice, no Rio, é submetida a outros assaltos e violência. O marido continua tirando proveito da bagunça típica do país, mas não consegue entender-se com trabalhadores como os motoristas de táxi, que dirigem a toda velocidade, desrespeitando todas as regras de sobrevivência no trânsito.

Na última cena, estão todos reunidos no restaurante, num jantar de despedida para Luís, que decidiu morar fora do país, por preferir uma violência "explícita e civilizada". Carlos está com a mandíbula fraturada, conseqüência de um acidente. Alfredo teve que amputar a perna. Adam ficou paralítico. Maria Alice tornou-se uma megera ressentida. Amanda é uma executiva de sucesso, proprietária de uma casa de adoção, fachada para o tráfico de órgãos de crianças para a Europa.

Fonte: Webcine

Downloadeie

Nenhum comentário: