quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Sumário - Paulo Leminski

As versões digitais dos livros têm também lá suas desvantagens. Podem ser passageiras, instantâneas, mas as têm e podem ser fonte de deliciosos enganos. Aconteceu um desses comigo neste exato momento, motivo que me fez dedicar-lhe uma postagem.

Estava eu procurando algo para ler no computador, quando decidi voltar a ler os "Anseios Crípticos 2" do Leminski. Era a terceira vez que o começava. As duas anteriores não o finalizaram e havia muito tempo que deixara pra lá a empreitada. Enfim, comecei a lê-lo e uma coisa interessante aconteceu. Por um momento, eu me esqueci que livro de poesia costuma ter sumário e comecei a ler o Sumário do livro como se fosse mais uma poesia do Leminski. Não sei por que não atinei que o Sumário estava ali justamente para indexar as poesias no livro e que aquilo que para mim eram os versos não passavam, na verdade, da hierarquia das poesias por ordem de chegada. Ri sozinho e achei graça nisso, e decidi postar o sumário do livro no blog. Leiam-no desconsiderando o fato de saberem que trata realmente do sumário de um livro, acreditando que seja mesmo mais uma sacada do Leminski e vejam se não dá pra se enganar. E deliciosamente.

sumário


m, de memória
latim com gosto de vinho tinto
um texto bastardo
taiyo to tetsu: entre o gesto e o texto
lennon rindo
ferlinguete-se!
o uivo e o silêncio
jarry, supermoderno
folhas de relva forever: a revelação permanente
méxico
sertões anti-euclidianos
trans/paralelas
significado do símbolo
o veneno das revistas da invenção
grande ser, tão veredas
e o vento levou a divina comédia
poeta roqueiro
aventuras do ser no nada: quem tem náusea de Sartre?
tímidos e recatados
tradução dos ventos
prosa estelar
bonsai: niponização e miniaturização da poesia brasileira
história mal contada

Nenhum comentário: