quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Por falar em internet...

Como tinha dito abaixo, acredito muito na possibilidade relativamente libertária da internet. É interessante como a recente investida da indústria fonográfica contra os blogs e os programas compartilhadores de arquivos reflete um fenômeno bem descrito por Marx ainda no século XIX: o conflito entre desenvolvimento das forças produtivas e as relações de produção.
Marx dizia que o capitalismo era o sistema que conseguiu desenvolver as forças produtivas do trabalho (tecnologia, produtividade, organização do trabalho) a níveis nunca vistos na história da humanidade. No entanto, periodicamente haveria o momento em que esse desenvolvimento desenfreado das forças produtivas levado a cabo pela concorrência interempresarial se chocaria com o arcabouço legal que até ali sustentava esta competição.
A concorrência entre as empresas na busca pelas vantagens de mercado produziu a teconologia dos formatos menores de arquivos de áudio e vídeo, como o mp3, o avi, o rmvb; produziu a tecnologia necessária para a criação de programas de compartilhamento destes arquivos; facilitou o arquivamento desses arquivos em servidores virtuais de acesso público; facilitou a criação de páginas na internet por qualquer usuário. Enfim, a concorrência entre as empresas as forçou a criar tecnologia que, não apenas barateou seus produtos, mas redundou também na democratização do acesso principalmente aos produtos culturais.
Entretanto, as relações de produção, isto é, a superestrutura jurídica não acompanhou este processo. Não existem até agora leis que regulamentem tudo o que acontece pela internet. É quase impossível controlar o que se disponibiliza pela rede. E agora, as mesmas empresas que produziram a tecnologia, brigam contra seus efeitos. Houve prisões de donos de blogs que, por disponibilizarem links de download, foram acusados de pirataria.
É mais um exemplo de uma das contradições inderentes e clássicas do capitalismo já identificadas por Marx no século XIX: o conflito entre o desenvolvimento das forças produtivas e as relações de produção.

Nenhum comentário: